Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

 

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo. Neste sítio ser-lhe-ão disponibilizadas múltiplas ligações que lhe permitirão aceder a informações relevantes sobre Portugal e o Luxemburgo, bem como fornecidas indicações úteis acerca das diversas vertentes do relacionamento bilateral luso-luxemburguês e das atividades da Embaixada.

Portugal inclui-se entre os primeiros países que estabeleceram relações diplomáticas com o Luxemburgo (em 1891) e mantém com o Grão-Ducado  um relacionamento intenso, potenciado pela forte presença aqui de um elevado número de residentes portugueses.

A dimensão semelhante de ambos os Estados e a partilha de valores e interesses comuns constituem também importantes elementos facilitadores das trocas bilaterais, que têm conhecido nos últimos anos um particular dinamismo.

Espero que esta página possa contribuir para um melhor conhecimento mútuo dos dois países.

Carlos Pereira Marques

Embaixador de Portugal no Luxemburgo  

“PARA SEMPRE” - Miguel Branco no Centro Cultural Português - Camões

Estará patente nas instalações do Centro Cultural Português - Camões, 4, place Joseph Thorn, L – 2637, Luxembourg, a exposição de Miguel Branco, “PARA SEMPRE”, a partir de  7 de novembro de 2017 até 22 de janeiro de 2018.

Nesta ocasião será apresentada, entre outras obras, uma escultura do artista português Miguel Branco, pertencente à coleção do MUDAM Luxembourg.

luxemburgo unido por portugal pt page 001

A inauguração  teve lugar na segunda-feira, 6 de novembro às 18:30 no âmbito da semana  Art Week 2017 do Luxemburgo.

Fotos do evento:

©Gerry Huberty:

miguel branco para sempre gerry huberty4

miguel branco para sempre gerry huberty

miguel branco para sempre gerry huberty8

Para Sempre

(For Ever)

“Para Sempre” é o título da exposição individual de Miguel Branco no Centro Cultural Português -Camões no Luxemburgo. Expondo regularmente desde 1988, Branco desenvolveu um trabalho muito pessoal utilizando uma variedade de media, incluindo a pintura, a escultura, o desenho, a instalação e a imagem digital.

Conhecido pelo seu particular uso da escala e por ter a imagem do animal como um dos seus temas mais presentes, o seu trabalho é baseado em imagens existentes. Estas imagens são retiradas de diferentes fontes e de diferentes períodos da História da Arte, dos media, como fotografias de jornais, a ficção científica, a banda desenhada, imagens que circulam na internet.  Este uso de diferentes níveis históricos faz parte de um sistema construtivo, tal como expresso nas palavras do crítico Bernardo Pinto de Almeida:

O artista disseca, como se com um bisturi, inúmeras representações clássicas que vai desconstruindo e depois aplica-se a remontá-las produzindo enigmáticas imagens híbridas. Estas imagens são depois meticulosamente (re)construídas, (re)feitas, por sucessivos processos de reelaboração, pela montagem e colagem a partir de elementos dispersos colhidos em outras fontes, muitas vezes virtuais, fazendo uso abundante e livre das imensas possibilidades que as novas tecnologias da imagem permitem, como sejam o aumento e a diminuição da escala, a ampliação, o apagamento, o cropping, a colagem, a montagem, etc.

 Estas formas, que por sua vez re-faz e re-modela, fazendo-as passar pela sua própria intervenção manual, resultam sempre em novas imagens, já que são obtidas através de um sem número de operações de virtualização que anulam todo o vestígio daquilo a que chamamos vulgarmente uma origem e que apagam a marca de sequer ter havido uma imagem primeira.”

 (Extracto do texto de Bernardo Pinto de Almeida do catálogo da exposição individual de Miguel Branco “The Silence of Animals”, Schloss Ambras, Innsbruck, Kunsthistorisches Museum, Áustria, 2015)

Programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa

Foi lançado o programa Empresa Promotora da Língua Portuguesa, em evento presidido pelo S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiro.

eplp logo

Associando a promoção da língua portuguesa aos processos de internacionalização das empresas, que podem tirar partido da associação das respetivas marcas e produtos ao valor pluridimensional e global da língua Portuguesa, este instrumento permite atribuir o estatuto de “empresa promotora da língua portuguesa” a qualquer empresa que realize uma contribuição pecuniária destinada à promoção da língua portuguesa, clarificando o enquadramento fiscal aplicável a estas contribuições, que corresponderão a donativos para efeitos da aplicação dos benefícios fiscais relativos ao mecenato.

Mais informações: http://www.instituto-camoes.pt/sobre/parcerias/empresas-promotoras-da-lp

Leia aqui o DR 3/2017, de 28 de abril.

“O mundo num só dia”, de Rui Eduardo de Abreu e Lourenço Sassetti

No âmbito das Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, celebrado a 5 de Maio último, O Centro Cultural Português - Camões teve lugar a estreia do vídeo “O mundo num só dia”, de Rui Eduardo de Abreu e Lourenço Sassetti, nas suas instalações, no dia 6 de Outubro.

Neste vídeo, gravado em julho de 2017 por iniciativa do Centro Cultural Português – Camões, participam vários leitores lusófonos de origem portuguesa, brasileira, cabo-verdiana e moçambicana, residentes no Luxemburgo, que evocam diversos autores e textos da nossa língua comum.

O vídeo está patente ao público no CCP-Camões até finais de Outubro.

Rostos da Emigração e Visages de l’Emigration Portugaise, de autoria de Joaquim Tenreira Martins e prefácio de Maria Manuela Aguiar

O Centro Cultural Português - Camões tem o prazer de divulgar a apresentação dos livros Rostos da Emigração e Visages de l’Emigration Portugaise, de autoria de Joaquim Tenreira Martins e prefácio de Maria Manuela Aguiar, que terá lugar nas instalações do CCP - Camões,  4 Place Joseph Thorn, no dia 19 de outubro, pelas 18H 00.

livro

 

A apresentação dos livros será efectuada pelo autor, pela prefaciadora e pelo Sr. Padre Vítor Melícias.

“Os ‘rostos’ da obra de Joaquim Tenreira Martins são desenhados com o afeto e a emoção que realça a relação subjacente e profissional do técnico face às inúmeras situações que neles se condensam. Efetivamente, do ponto de vista descritivo, cada ‘rosto’ concentra vivência e resulta num deslocamento, com vista a conceder vida à estratégia ficcional, deixando ao leitor a liberdade de se envolver emotivamente com estórias tão plausíveis que apetece tomar por verídicas. Em profundidade, ao ler estas narrativas correrá certamente no leitor uma veia de emoções e sentimentos de pertença a um povo, que tem no amor à nossa terra o traço de união entre o culto da tradição e as exigências de modernidade, destinadas a fazer de Portugal um país de acolhedores e cuidadores dos outros porque souberam vivenciar as circunstâncias do seu próprio acolhimento como país de emigrantes.”

Albino Lopes

 

20 de Outubro, às 20h30: Sofia Ribeiro no Centre des Arts Pluriels Ettelbruck - CAPE

O Centro Cultural Português-Camões tem o prazer de divulgar o concerto de Sofia Ribeiro “Lunga”, no Centre des Arts Pluriels Ettelbruck - CAPE, dia 20 de outubro, pelas 20h30.

indice

Lunga é o título do próximo álbum de Sofia Ribeiro cheio de emoções, imagens e poesia. No Centre des Arts Pluriels Ettelbruck - CAPE, no Luxemburgo, dia 20 de Outubro, às 20h30, Sofia Ribeiro apresentará o seu novo projeto e cantará também títulos do seu álbum Mar Sonoro, de 2016.

Cantora e compositora das suas próprias músicas com arranjos do pianista colombiano Juan Andrés Ospina, Sofia Ribeiro liga elementos do jazz e da música brasileira e portuguesa. Lunga oferece ainda alguns títulos de fado, de canções sul-africanas e   adaptações de poemas de autores portugueses, como Sophia de Mello Breyner e Fernando Pessoa.

Sofia Ribeiro vive atualmente em Nova Iorque e é artista residente no famoso Carnegie Hall.

Conhecida pelo seu belíssimo timbre, pela voz profunda, pela enorme versatilidade e capacidade de expressão, assim como pelas fortes atuações ao vivo, Sofia Ribeiro é uma das cantoras portuguesas com maior projeção internacional.

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático