Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Mais notíciasNotícias

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte.

Lisboa, 10 de outubro de 2019

O Embaixador de Portugal e os Borderlovers ofereceram um quadro/ retrato de Salgueiro Maia pintado por Pedro Amaral e Ivo Bassanti a sua filha Catarina, na presença dos seus netos, que vivem no Luxemburgo. O objectivo foi o de relembrar o “anti- herói do 25 de Abril” e agradecer a sua ação em prol da democracia na pessoa dos seus descendentes. Ocasião serviu também para os Borderlovers encerrarem a sua exposição no Centro Cultural Camões.

 

borderlovers 1

borderlovers 2

borderlovers 3

borderlovers 4

O Embaixador de Portugal, acompanhado da Profª Drª  Fernanda Rollo e sua equipa e do Coordenador do Ensino de Português, Prof. Joaquim Prazeres, deslocaram-se no passado Sábado, dia 28, ao Centro de Documentação e Migrações Humanas, em Dudelange, dando-se inicio à recolha de testemunhos integrados no projecto Memórias da Emigração das Comunidades Portuguesas, que serão colocados na plataforma “Memória para Todos” da Europeana. No dia 29, no evento da “rentrée” do Centro de Apoio Social e Associativo (CASA), em Clausen, na cidade do Luxemburgo, continuou-se o processo de recolha de memórias, tendo-se associado o Dr. Tomás Azevedo da Embaixada. Diversas acções para desenvolver a curto/médio prazo ficaram acertadas com a equipa da Profª Drª Fernanda Rollo.  

img 0853

img 0860

img 0861

Acompanhado do Dr. Tomás Azevedo, número dois da Embaixada, e da Adida Social, Drª Sónia Rodrigues,  o Embaixador de Portugal recebeu a nova Presidente da Associação Raras, Inês Figueiredo, acompanhada da Drª Isabel Ferreira, Vice-Presidente desta organização. Passaram-se em revista as pensões em atraso de mais urgente resolução tendo em conta os seus efeitos sociais, assim como a organização da futura permanência social a realizar no final de Novembro próximo e as mais recentes medidas do Governo para normalizar esta situação, que foram bem acolhidas.

reuniao 13 setembro

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático