Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

 

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo. Neste sítio ser-lhe-ão disponibilizadas múltiplas ligações que lhe permitirão aceder a informações relevantes sobre Portugal e o Luxemburgo, bem como fornecidas indicações úteis acerca das diversas vertentes do relacionamento bilateral luso-luxemburguês e das atividades da Embaixada.

Portugal inclui-se entre os primeiros países que estabeleceram relações diplomáticas com o Luxemburgo (em 1891) e mantém com o Grão-Ducado  um relacionamento intenso, potenciado pela forte presença aqui de um elevado número de residentes portugueses.

A dimensão semelhante de ambos os Estados e a partilha de valores e interesses comuns constituem também importantes elementos facilitadores das trocas bilaterais, que têm conhecido nos últimos anos um particular dinamismo.

Espero que esta página possa contribuir para um melhor conhecimento mútuo dos dois países.

Exposição "O EREMITA PERANTE O MISTÉRIO"

 

O EREMITA PERANTE O MISTÉRIO

de

MAGDA DELGADO

Exposição patente no Centro Cultural Português

entre 30 de junho e 30 de setembro

Camões - Centro Cultural Português

4, Place Joseph Thorn L - 2637 Luxembourg  / (+352) 463371  / ccp-luxemburgo@camoes.mne.pt

 mg 7216

                                                                                                                                                 Foto: Ruben Côrte-Real

A exposição L'Ermite devant le Mystère encerra um conjunto de obras melancólicas daquele que é um asceta da floresta, trabalhando a partir das suas meditações solitárias acerca do Absoluto circunscritivo e incircunscrito. «O ermita (ou, neste caso, a artista) encontra recolhimento na floresta, as instalações na galeria arrancam-no desse lugar e dessa vivência, o espaço da galeria, por assim dizer, guilhotina, esquarteja o espaço de recolhimento. Na galeria nós estamos diante de uma obra de arte, em contrapartida, diante de uma paisagem natural, numa montanha, numa floresta, estamos também na paisagem, ou dentro dela, expostos aos elementos e a todos os perigos inerentes a esses lugares» (in catálogo da exposição).

Paisagem sobre papel, enquanto trecho de Natureza, é a forma sob a qual se manifesta este Mistério, trabalhado numa instalação, que nos transporta para uma floresta habitada com pigmento preto.

*Acitação de Nelson Pereira Marques é um extracto do catálogo que será lançado numa data a anunciar brevemente.

BIOGRAFIA

Magda Delgado nasceu em Lisboa. Viveu um ano em Inglaterra, três anos na Alemanha junto à floresta e campos de cultivo e actualmente vive e trabalha no Grão-Ducado do Luxemburgo. Estudou Artes-Plásticas — Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2004-2008) após frequentar o curso de Arquitectura da Universidade (Técnica) de Lisboa e prosseguiu com Mestrado em Pintura também na F.B.A.U.L. (2009-2012).

Residências artísticas, prémios e bolsas

Residência artística em 2011 no Observatório Astronómico de Lisboa, ao abrigo da Bolsa do Programa de Apoio à Valorização e Divulgação Artísticas da Fundação Calouste Gulbenkian. Residências Coop em Lisboa, 2012 1 Vencedora do Concurso Jovens Criadores 2009 na área de Artes Plásticas 1 Menção Honrosa –Cerâmica, no Concurso Cena D'Arte '98.

Exposições individuais

2017: Golgotã, Krypta der Klosterkirche Dendendorf, Estugarda, Alemanha 2016: L'Arcadie après le Malaise dans la Civilisation, Rooster Gallery Contemporary Art, Nova Iorque, EUA 1 2012: Contemplation Images and the mentor Alberto Caeiro Revival, Casa Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal.

Selecçáo de exposições colectivas

2016: Sala do Veado: 25 anos, Sala do Veado, Museu de História Natural, Lisboa, Portugal | 2012: Instituições Culturais e Representatividade, Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa, Portugal         | 2012: SPECTRUM, Galeria Antiks Design/Casa-Museu Medeiros e Almeida, Lisboa, Portugal           | 2011: Uma América, Galeria 9'Ocre, Montemor-o-Novo, Portugal 2011: ZIPBUNG, Sala do Veado, Museu de História Natural, Lisboa, Portugal |2010: Prémio Jovens Criadores '09, |2009/2010, Évora, Portugal.

 

«O PRIMEIRO PASSO PARA A FORMALIZAÇÃO» DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL DOS AÇORES

Mais de 30 delegações internacionais reúnem-se em 20 e 21 de abril na ilha Terceira para «o primeiro passo para a formalização» do Centro de Investigação Internacional dos Açores, conhecido como AIR Center, anunciou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

«É um diálogo entre Governos, Indústria e Ciência para formalizarmos até ao final do ano o AIR Center», acrescentou, numa declaração à imprensa após uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada.

O Ministro disse que se trata «de uma reunião singular no contexto internacional. Vamos receber delegações de mais de 30 diferentes países, com cerca de 200 participantes já confirmados».

«O programa integra uma agenda claramente virada para o espaço, para a questão da energia, para os oceanos e para o clima de forma integradora e holística. O que é novo nesta agenda é a forma integradora como nós abordamos as várias questões», sublinhou.

Esta reunião internacional, que junta Governos, indústria e ciência, pode melhor posicionar Portugal e os Açores «no contexto do que hoje são as estratégias que emergem na área da ciência e tecnologia, sobretudo para fazer face aos desafios das mudanças climáticas».

Entre os participantes estarão instituições governamentais da Europa (nomeadamente do Luxemburgo), Brasil, África do Sul, Nigéria, Índia e Estados Unidos, bem como grandes empresas da França, Alemanha, Noruega, Espanha e Portugal, e também empresas do Brasil e dos Estados Unidos da América.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou que a reunião permite ao arquipélago reforçar a sua importância no todo nacional e «reforça o contributo que dá para o projeto do País».

«Este processo não existe, nem tem como objetivo final e último apenas a questão relativa ao conhecimento científico, mas também ao potencial que ele encerra como elemento de criação de riqueza e emprego qualificado», disse Vasco Cordeiro, acrescentando que o governo regional «vê com muita expectativa este encontro e o que vai surgir depois».

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático