Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

 

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo. Neste sítio ser-lhe-ão disponibilizadas múltiplas ligações que lhe permitirão aceder a informações relevantes sobre Portugal e o Luxemburgo, bem como fornecidas indicações úteis acerca das diversas vertentes do relacionamento bilateral luso-luxemburguês e das atividades da Embaixada.

Portugal inclui-se entre os primeiros países que estabeleceram relações diplomáticas com o Luxemburgo (em 1891) e mantém com o Grão-Ducado  um relacionamento intenso, potenciado pela forte presença aqui de um elevado número de residentes portugueses.

A dimensão semelhante de ambos os Estados e a partilha de valores e interesses comuns constituem também importantes elementos facilitadores das trocas bilaterais, que têm conhecido nos últimos anos um particular dinamismo.

Espero que esta página possa contribuir para um melhor conhecimento mútuo dos dois países.

Carlos Pereira Marques

Embaixador de Portugal no Luxemburgo  

“O mundo num só dia”, de Rui Eduardo de Abreu e Lourenço Sassetti

No âmbito das Comemorações do Dia da Língua Portuguesa e Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, celebrado a 5 de Maio último, O Centro Cultural Português - Camões teve lugar a estreia do vídeo “O mundo num só dia”, de Rui Eduardo de Abreu e Lourenço Sassetti, nas suas instalações, no dia 6 de Outubro.

Neste vídeo, gravado em julho de 2017 por iniciativa do Centro Cultural Português – Camões, participam vários leitores lusófonos de origem portuguesa, brasileira, cabo-verdiana e moçambicana, residentes no Luxemburgo, que evocam diversos autores e textos da nossa língua comum.

O vídeo está patente ao público no CCP-Camões até finais de Outubro.

Rostos da Emigração e Visages de l’Emigration Portugaise, de autoria de Joaquim Tenreira Martins e prefácio de Maria Manuela Aguiar

O Centro Cultural Português - Camões tem o prazer de divulgar a apresentação dos livros Rostos da Emigração e Visages de l’Emigration Portugaise, de autoria de Joaquim Tenreira Martins e prefácio de Maria Manuela Aguiar, que terá lugar nas instalações do CCP - Camões,  4 Place Joseph Thorn, no dia 19 de outubro, pelas 18H 00.

livro

 

A apresentação dos livros será efectuada pelo autor, pela prefaciadora e pelo Sr. Padre Vítor Melícias.

“Os ‘rostos’ da obra de Joaquim Tenreira Martins são desenhados com o afeto e a emoção que realça a relação subjacente e profissional do técnico face às inúmeras situações que neles se condensam. Efetivamente, do ponto de vista descritivo, cada ‘rosto’ concentra vivência e resulta num deslocamento, com vista a conceder vida à estratégia ficcional, deixando ao leitor a liberdade de se envolver emotivamente com estórias tão plausíveis que apetece tomar por verídicas. Em profundidade, ao ler estas narrativas correrá certamente no leitor uma veia de emoções e sentimentos de pertença a um povo, que tem no amor à nossa terra o traço de união entre o culto da tradição e as exigências de modernidade, destinadas a fazer de Portugal um país de acolhedores e cuidadores dos outros porque souberam vivenciar as circunstâncias do seu próprio acolhimento como país de emigrantes.”

Albino Lopes

 

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático