Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Visita a Grevenmacher a convite do Burgomestre Léon Gloden

O Embaixador de Portugal visitou Grevenmacher no passado dia 21, tendo sido recebido pelo seu Burgomestre, Léon Gloden, e pelos vereadores, Monique Hermes e Marc Krier. Teve a oportunidade de visitar a vila,uma das mais antigas do Luxemburgo, e de trocar impressões com a Associação de Grevenmacher, liderada pelo Senhor Reinaldo Campolargo e falar com a Comunidade Portuguesa. Foi evidente a relação próxima e amistosa da Comunidade com os líderes comunais, tendo-se ainda analisado a possibilidade de reforçar o ensino da língua e cultura portuguesas nos estabelecimentos de ensino.

grevenmacher 1

grevenmmacher 2

grevenmmacher 3

grevenmmacher 4

OGBL – 7ª Conferência Nacional da Imigração (18.5.2019).

O Embaixador de Portugal participou no passado dia 18, em Remich, a convite do presidente do Departamento da Imigração da central sindical OGBL, José Fernando Alves, coadjuvado pelo secretário central sindical, Eduardo Dias, e na presença de Carlos Pereira, vice-presidente do Bureau e da candidata ao cargo de Secretário Geral, Nora Back, cujas eleições terão lugar em Dezembro próximo, na 7ª Conferência Nacional da Imigração. Assuntos que dizem respeito aos trabalhadores portugueses, representados pela OGBL, e ao Governo português – eventual actualização do Acordo de 1997 sobre o Reconhecimento da Invalidez em matéria de Pensões entre Portugal e o Luxemburgo; avaliação do Protocolo de Formação Profissional para os sectores da Construção Civil e das Limpezas; a próxima sessão de esclarecimentos a prestar pelo governo em matéria de CDT e de dupla tributação das pensões; atrasos nas pensões, considerando-se a necessidade de se organizar ainda este ano outra permanência social para por as pendências numa situação de normalidade; a necessidade do cumprimento da lei laboral local – foram passados em revista de forma construtiva e com o objectivo de encontrar soluções concretas e positivas.

 

img 0413

img 0415

Exposição de fotografia de Jorge Molder - "Malgré lui"

A Embaixada de Portugal e o Centro Cultural Português, no âmbito do mês europeu da fotografia, receberam no passado dia 16  o fotógrafo português Jorge Molder, que inaugurou a sua exposição intitulada “Malgré lui” e que estará aberta ao público até 8 de Julho. Fala-nos do tempo no sentido de que cedo ou tarde tudo vai parar ou desaparecer e por isso é inevitável “de frapper, de frapper fort, de frapper avec conviction”, mesmo que também esse “desejo” também acabe por deixar de se movimentar ou ser eliminado. Portanto, é preciso aproveitar esta viagem misteriosa no tempo antes que pare ou desapareça, como tudo na vida. Presentes, entre muitos outros visitantes, Paul di Felice, organizador do mês europeu da fotografia no Luxemburgo, a directora do MUDAM, ex-directora de Serralves, Suzanne Cotter,  os Condes de Ganay e a Directora do Instituto francês, Laurence Lochu, para além de jornalistas “culturais”.   

foto 1

foto 2

foto 3

foto 4

 

 

Celebrações da maioridade do jornal em linha BOM DIA

As comemorações do 18º aniversário do jornal em linha BOM DIA, entre outros aspectos, incluíram um jantar no dia 10 na residência do Embaixador de Portugal e uma conferência no dia 11 no Centro Cultural Português subordinada ao tema "Portugal +" ou "Portugal Positivo", que permitiu apresentar domínios onde Portugal e a sua Diáspora se destacam e promover encontros entre os seus participantes. Presentes, entre outros, o Embaixador de Portugal, o Director do BOM DIA, Raul Reis, o VPM e Ministro da Justiça Félix Braz, a cabeça de lista às eleições europeias pelo partido CSV, Isabel Wiseler-Lima, o deputado Carlos Gonçalves ( o deputado Paulo Pisco ficou retido em França, mas dirigiu mensagem), os Presidentes das Câmaras Municipais da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares, o Dr. Pacheco Pereira, orador principal da conferência, que aqui veio apresentar o projecto Ephemera Diáspora, e representantes do mundo dos negócios, poder local, desporto, artes e sociedade civil.

img 0372

img 0388

img 0398

img 0401

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático