Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Mais notíciasNotícias

O Embaixador de Portugal e a Coordenação de Ensino da Língua e Cultura Portuguesas participaram ontem na festa de S. Martinho, organizada por uma das mais antigas associações portuguesas no Luxemburgo, “Os Lusitanos”, comendo as tradicionais castanhas, acompanhadas da habitual “jurupiga”. Ocasião proporcionou ainda uma avaliação da situação da Associação, a acompanhar de perto face aos problemas que enfrenta.

magusto lusitanos 1

magusto lusitanos 2

magusto lusitanos 3

magusto lusitanos 4

magusto lusitanos 5

magusto lusitanos 6

Festival foi inaugurado com o filme “Gelo” no passado dia 8 na presença de cerca de 100 espectadores e dos seus produtores/realizadores, Luis e Gonçalo Galvão Teles. Seguiram-se a exibição de um filme e de um documentário no Centro Cultural, “Refrigerantes e Canções de Amor” e “Cruzeiro Seixas: As cartas do rei Artur”, nos dias 9 e 10 , respetivamente.  A partir de hoje, dia 11, e até dia 16, na Cinémathèque, serão projectados  “Correspondências”, “Pedro e Inês”, “São Jorge”, “Tabu”, “Faz-me companhia” e “ o tão aguardado “Snu”, no último dia do festival, dia 16.

festival cinema 1

 

 

feira estudante 1

feira estudante 2

feira estudante 3

feira estudante 4

feira estudante 5

 

A Embaixada de Portugal e a Coordenação de Ensino do Português estiveram presentes na Feira do Estudante, que se realiza na  LUXEXPO, com um “stand” de informação sobre o acesso dos estudantes portugueses, lusodescendentes e luxemburgueses ao ensino superior em Portugal, explicando neste contexto as múltiplas vantagens de se aprender a língua e cultura portuguesas. Presentes 5 instituições de ensino superior nacionais, assim como uma representante da Direcção Geral do Ensino Superior, que se dirigiu aos Pais e Estudantes nas instalações do Centro Cultural Português para reforçar a informação sobre o acesso universitário no nosso país.  

 

O MNE e o MTSSS informam que as segundas permanências sociais previstas realizar no Luxemburgo no final do corrente mês  terão que ser adiadas, por razões de natureza técnica e orçamental, para o primeiro trimestre de 2020, cuja data será anunciada em  breve aos interessados, depois de acordada entre os serviços da segurança social portuguesa e luxemburguesa e garantida a sua boa e previa preparação.

Embaixada de Portugal no Luxemburgo

cabecalho nota a comunicacao social secp page 001

Candidaturas a Apoios ao Associativismo da Diáspora – 2020

 

Encontra-se aberto o prazo para apresentação das candidaturas a apoios financeiros ao Associativismo da Diáspora por parte da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Podem candidatar-se a estes apoios associações e federações das comunidades portuguesas, legalmente constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, cujo objeto vise o benefício sociocultural das referidas comunidades, bem como outras pessoas coletivas nacionais ou estrangeiras constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, que proponham a realização de atividades que resultem em benefício das comunidades portuguesas.

As áreas prioritárias a apoiar serão os projetos que privilegiem a promoção da língua e da cultura portuguesas, os jovens, a inclusão social, a capacitação e a valorização profissional, a participação cívica e política, o combate à xenofobia e o diálogo com as micro e pequenas empresas dos portugueses residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal.

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 31 de dezembro de 2019 no posto consular ou seção consular da embaixada territorialmente competente, sendo condição prévia a credenciação da entidade junto da DGACCP.

Para mais esclarecimentos, as associações podem procurar apoio junto dos respetivos postos/seções consulares ou através do Portal das Comunidades Portuguesas em:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/EMI/pdfs/Brochura_informativa.pdf

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/images/EMI/Manual_de_Boas_Práticas.pdf

Em 2019 foram financiados pelo Estado Português 92 projetos ao abrigo dos apoios financeiros para o Associativismo da Diáspora, num montante total de 585 mil e 938 euros.

Lisboa, 6 de novembro de 2019

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático