Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Mais notíciasNotícias

Na sua segunda deslocação ao estrangeiro desde que tomou posse como Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, a Drª Berta Nunes visitou o Luxemburgo. Aproveitou a ocasião para se inteirar de problemas que afetam os portugueses no Grão-Ducado, em particular o funcionamento do Consulado-Geral, as pensões em atraso e a situação do ensino da língua e cultura portuguesas, tendo para o efeito anunciado diversas medidas que estão a ser tomadas pelo Governo para os resolver. Visita permitiu o estabelecimento de um diálogo aberto e franco com os funcionários do Consulado-Geral, com a Coordenação de Ensino e a Leitora/Directora do Centro Cultural, com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, com diversos representantes do movimento associativo do Norte, Centro e Sul do país e com a maior central sindical do Luxemburgo. A Senhora Secretário de Estado teve ainda a oportunidade de visitar alguns nacionais detidos no  centro prisional de Schrassig e dirigiu-se a seis órgãos de comunicação social portugueses, locais e nacionais. Deslocou-se também à exposição Aristides de Sousa Mendes – um cônsul português entre a consciência humana e a razão de Estado, patente nos Arquivos Nacionais de 28.11.2019 a 22.2.2020.    

reuniao com os funcionarios do consulado geral

Reunião com os funcionários do Consulado-Geral

 

reuniao com a coordenacao de ensino

Reunião com a coordenação de ensino e a Leitora/Directora do Centro Cultural

 

reuniao com osconselheiros das comunidades portuguesas

Reunião com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas

 

reuniao com a ccpl

Reunião com a CCPL

 

comemoracao do 40o aniversario da associacao ranchos folcloricos provincias de portugal

Comemoração do 40o aniversário da associação Ranchos Folclóricos Províncias de Portugal

 

comemoracao do 35o aniversario da associacao de pais de ettelbruck

Comemoração do 35o aniversário da associação de Pais de Ettelbruck

 

visita a fundacao comendador jose ferreira trindade c.a.s.a

Visita à fundação comendador José Ferreira Trindade -C.A.S.A

 

reuniao com a ogbl

Reunião com a OGBL

 

visita a exposicao aristides de sousa mendes um consul portugues entre a consciencia humana e a razao de estado patente nos arquivos nacionais ate dia 22.2.2020

Visita à exposição Aristides de Sousa Mendes - um cônsul português entre a consciência humana e a razão de Estado, patente nos Arquivos Nacionais até dia 22.2.2020

O "Guia de Apoio ao Programa Regressar" foi disponibilizado no Portal das Comunidades Portuguesas, podendo ser acedido através do link: www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/destaques/guia-de-apoio-ao-programa-regressar

 

aristides sousa mendes

Realizou-se no passado dia 27 nos Arquivos Nacionais do Luxemburgo a antestreia da exposição sobre Aristides de Sousa Mendes, na presença da Ministra da Cultura Sam Tanson, do Embaixador de Portugal, de responsáveis pelos Arquivos Nacionais, de familiares do Cônsul que vivem nos EUA, Canadá, França e Portugal, filhos de pessoas a quem o Cônsul deu vistos, salvando-lhes a vida, elementos da Memoshoah, muitos luxemburgueses e membros destacados da Comunidade Portuguesa.

Exposição é o resultado de um trabalho conjunto que visa i) revelar na sua plenitude o papel de Aristides de Sousa Mendes como Cônsul de Portugal em Bordéus na segunda guerra mundial, onde salvou a vida a muitas pessoas de diversas nacionalidades e origens, entre elas luxemburgueses e judeus; ii) celebrar a adesão de Portugal à organização International Holocaust Remembrance Alliance; iii) sublinhar as relações entre Portugal e o Grão –Ducado, forjadas ao longo da história por laços de sangue, pela acção do Cônsul em Bordéus e pela emigração portuguesa que ajudou a construir e desenvolver o Luxemburgo; e iv) dar este exemplo como um alerta contra populistas, nacionalistas e extremistas que visam dividir a Europa de novo, lembrando outros tempos e outras tragédias que não podem voltar a repetir-se.

A visita à exposição nos Arquivos nacionais é obrigatória. Fecha portas no dia 22 de Fevereiro de 2020. Não se esqueça de lá ir. Vai gostar e sentir-se bem!     

Acompanhado do Coordenador de Ensino de Português, Prof. Joaquim Prazeres, o Embaixador de Portugal foi hoje o “ herói “ de uma série de convidados estrangeiros que o Liceu Técnico traz no âmbito deste programa para falar com os seus alunos de múltiplas nacionalidades e de diferentes ciclos escolares. Perante uma plateia de mais de 100 estudantes fui perguntado sobre o que é ser diplomata e questionado sobre matéria relacionada com a integração. Aproveitei a oportunidade para falar com o diretor do Liceu para introduzir cursos complementares de português, numa escola onde estudam 600 portugueses ou lusodescendentes. Mostrou a maior abertura e o Coordenador de Ensino ficou de falar com ele para lançar a abertura de cursos para o próximo ano lectivo.

liceu lallange 1

liceu lallange 2

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

guia fiscal para o luxemburgo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático