Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Bem-vindo à página da Embaixada de Portugal no Luxemburgo

001 portugal web 800 thumb© Cour grand-ducale / tous droits réservés

 Apresentação das cartas credenciais de S.Exa. o Embaixador de Portugal no Luxemburgo, António Gamito, a Sua Alteza Real o Grão Duque do Luxemburgo, no dia 21 de novembro de 2018.

Exposição dos Borderlovers no Centro Cultural

O Embaixador de Portugal esteve no Centro Cultural com os Borderlovers  - Pedro Amaral e Ivo Bassanti . na inauguração da sua exposição Collage/Décollage no passado dia 12 de Julho, tendo apreciado a interpretação da ligação que o seu trabalho faz do relacionamento entre os dois países, que aliás poderia servir para outros eventos em preparação.

img 0654

28ª sessão da Assembleia Parlamentar da OSCE - jantar com a delegação nacional

Realiza-se no Luxemburgo de 4 a 8 de Julho a 28ª sessão da Assembleia Parlamentar da OSCE. Mais de 700 delegados por parte dos 57 Estados membros da organização participam na reunião. A delegação portuguesa é chefiada pela deputada Susana Amador (PS), e integra os deputados Miguel Santos, Nilza Sena e Susana lamas , todos do PSD. Esperam obter uma declaração comum sobre os “conflitos congelados na Eurásia” e analisar como a democracia parlamentar pode constituir uma mediada de confiança para resolver territórios em disputa, como a Ucrânia Oriental, a Crimeia, a Ossétia do Sul e a Abcázia na Geórgia e o Nagorno-Kharabakh, entre a Arménia e o Azerbaijão.  O Embaixador de Portugal jantou ontem com a delegação nacional, tendo trocado impressões sobre as questões a abordar constantes de uma agenda ambiciosa destinada a revitalizar a organização.

osce

 

 

Esch- sur- Alzette - 27ª Marchas de S. João; Ensino; Capital Europeia da Cultura. 

marchas esch

O Embaixador de Portugal esteve presente na inauguração oficial das 27ªs Marchas de S. João, organizadas pela Associação Ranchos Folclóricos Províncias de Portugal, realizada na sala de sessões da Comuna de Esch- sur- Alzette  na presença de dois vereadores e dois conselheiros municipais.  Pelo meu lado, lamentei a ausência do Sr. Micho, burgomestre da cidade, num evento tão relevante para ela e para a comunidade portuguesa. Agradeci ao Sr. Manuel Cavaleiro a obra que tinha realizado à frente da Associação a que presidia, uma das mais activas do país, empenhada em ajudar o Estado no exercício das suas funções de soberania (albergava sessões de permanências consulares e tinha cedido as suas instalações para a organização da primeira permanência social de pensões em atraso fora da capital). No entanto, alertei-o para a necessidade de diversificação das suas actividades, sobe pena de alienar os jovens,  devendo também tratar dos seus problemas e anseios, como o ensino da língua e cultura portuguesas, o acesso ao ensino superior e o emprego, garantindo o seu futuro. Neste contexto, referi que a integração e preservação da identidade de origem andavam a par com a multiculturalidade, que tinha de ter dois sentidos. Adiantei que Portugal iria em breve começar a analisar a sua presença obrigatória na cidade, geminada com Coimbra, enquanto capital europeia da cultura em 2022, dado o grande número de portugueses  e lusófonos que ali residiam e trabalhavam e que se deveria reflectir consequentemente nas suas actividades. 

Deslocação a Portugal do Primeiro Ministro Xavier Bettel e do VPM e Ministro da Justiça Félix Braz

O Embaixador de Portugal acompanhou a deslocação ao nosso país do Primeiro Ministro Xavier Bettel e do VPM e Ministro da Justiça Félix Braz, que ocorreu no passado dia 25. Programa começou com uma reunião com o Senhor Presidente da República , seguida de um encontro com o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, da imposição da Grã Cruz da Ordem de Mérito ao Senhor Primeiro  Ministro de Portugal pelo seu homólogo luxemburguês no decurso da celebração do dia nacional do país na Embaixada do Luxemburgo, terminando com um jantar privado com as delegações. Os principais temas abordados foram as relações bilaterais e o futuro da Europa. A relevância das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo foi salientada por todos os interlocutores.

bettel em portugal junho 2019

 Foto: Presidência da República

bettel em portugal junho 2019 2

Foto: António Cotrim/Lusa

Celebração do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Devido ao facto de dia 10 ser aqui feriado, organizei ontem, fora do recinto da residência oficial, o meu primeiro dia nacional no Luxemburgo. Apareceram mais de 700 pessoas, todas elas ligadas aos nossos interesses.

Para além do nosso Ministro da Administração Interna, da nossa Ministra da Justiça, do nosso Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações e naturalmente do nosso Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, estiveram presentes pelo lado luxemburguês, e entre outras, as seguintes autoridades:

- Casa Grão Ducal: Marechal da Corte e Chefe de Gabinete de SAR o Grão Duque;

- Presidente da Câmara dos Deputados;

- Vice Primeiro Ministro e Ministro da Justiça;

- Ministro do Turismo e das PMEs;

- Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e Chefe da Polícia;

- Presidentes dos tribunais Constitucional, Supremo e Relação;

- Para além de dois Conselheiros Diplomáticos do Primeiro-Ministro, participaram no evento altos responsáveis por diversos ministérios, com particular presença deste MNEE, das estruturas do Ministério da Educação Nacional e de burgomestres e vereadores onde existe numerosa comunidade portuguesa.

Também não foram descurados os elementos que trabalham nas instituições europeias (juízes, auditores, advogados, técnicos do BEI, técnicos do parlamento europeu e da comissão europeia, serviço de traduções, etc).

Presentes os Embaixadores de Cabo Verde, dos EUA, da Rússia, da China, da Alemanha, da França, do Reino Unido, da Holanda, da Áustria, da Itália, de Espanha, da Grécia, da Turquia, da Suíça e do Japão.

Presentes também, para além de órgãos de comunicação social, numerosos elementos dos diversos sectores mais representativos da Comunidade Portuguesa, muitos que nunca antes tinham tido a oportunidade de participar num evento deste tipo, assim como da sociedade civil luxemburguesa.

Hinos foram tocados, com a “Portuguesa” a ser cantada em alto e bom som pelos nossos nacionais.

A organização do evento foi objecto de dois patrocínios da empresa de construção civil SOPINOR, do Sr. Orlando Pinto, e da companhia de distribuição de vinhos e produtos alimentares BEXEB, do Sr. Manuel Ferreira da Cunha.

Discurso do Embaixador de Portugal encontra-se no PDF anexo.

dia nacional 1

dia nacional 2

dia nacional 3

Contactos

282, route de Longwy
L – 1940 Luxembourg

+352 46 61 90 – 1
luxemburgo@mne.pt (Geral)
sec.luxemburgo@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

logo

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático