Embaixada de Portugal no Luxemburgo

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Espetáculo “Moçambique”, no Théâtre National du Luxembourg

O Centro Cultural Português – Camões tem o prazer de anunciar o espetáculo“Moçambique”, de Jorge Andrade e Mala Voadora, que terá lugar no Théâtre National du Luxembourg, em português legendado em inglês, dias 8 e 9 de fevereiro pelas 20h 00, e de divulgar a informação infra.

mocambique

“Para os portugueses que voltaram para Portugal após a independência de Moçambique, ou mesmo antes, a História política mistura-se com a sua história de vida. Não se trata apenas do mero facto de essas pessoas terem sido protagonistas da História, ou de uma parte de uma História, mas também do que isso implica no seu olhar sobre os próprios acontecimentos que protagonizam. Por um lado, o que se passa é político: está em causa a autonomia de um território, um regime de governação, paradigmas ideológicos. Por outro, há a vida de cada um: carreiras profissionais, lugares de poder, casas e propriedades, um determinado nível de vida e um determinado estatuto… enfim, o sentido de “realização pessoal”. Naturalmente, é difícil ser suficientemente isento para separar estas duas coisas, e a política certa parece sempre ser a que mais nos favorece. Queremos uma História boa para a nossa própria história. O espetáculo Moçambique tem a ver com esta dicotomia, simples mas difícil: o confronto entre o mundo impalpável da ideologia e, por outro lado, o quotidiano das relações sociais que vai configurando o estatuto dos indivíduos uns perante os outros (marcado pela nossa natural vaidade).”

Texto, direção: Jorge Andrade ; Cenografia e figurinos: José Capela ; Video: ANIMA e Bruno Canas ; Banda sonora: Rui Lima e Sérgio Martins ; Luz: Rui Monteiro; Coreografia: Bruno Huca Com: Tânia Alves, Jorge Andrade, Welkett Bungué, Bruno Huca, Matamba Joaquim, Jani Zhao, Isabel Zua

Coprodução: Mala Voadora, Teatro Municipal Maria Matos, Teatro Municipal do Porto Rivoli / Campo Alegre e Teatro Viriato.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail