Devido ao facto de dia 10 ser aqui feriado, organizei ontem, fora do recinto da residência oficial, o meu primeiro dia nacional no Luxemburgo. Apareceram mais de 700 pessoas, todas elas ligadas aos nossos interesses.

Para além do nosso Ministro da Administração Interna, da nossa Ministra da Justiça, do nosso Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações e naturalmente do nosso Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, estiveram presentes pelo lado luxemburguês, e entre outras, as seguintes autoridades:

- Casa Grão Ducal: Marechal da Corte e Chefe de Gabinete de SAR o Grão Duque;

- Presidente da Câmara dos Deputados;

- Vice Primeiro Ministro e Ministro da Justiça;

- Ministro do Turismo e das PMEs;

- Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e Chefe da Polícia;

- Presidentes dos tribunais Constitucional, Supremo e Relação;

- Para além de dois Conselheiros Diplomáticos do Primeiro-Ministro, participaram no evento altos responsáveis por diversos ministérios, com particular presença deste MNEE, das estruturas do Ministério da Educação Nacional e de burgomestres e vereadores onde existe numerosa comunidade portuguesa.

Também não foram descurados os elementos que trabalham nas instituições europeias (juízes, auditores, advogados, técnicos do BEI, técnicos do parlamento europeu e da comissão europeia, serviço de traduções, etc).

Presentes os Embaixadores de Cabo Verde, dos EUA, da Rússia, da China, da Alemanha, da França, do Reino Unido, da Holanda, da Áustria, da Itália, de Espanha, da Grécia, da Turquia, da Suíça e do Japão.

Presentes também, para além de órgãos de comunicação social, numerosos elementos dos diversos sectores mais representativos da Comunidade Portuguesa, muitos que nunca antes tinham tido a oportunidade de participar num evento deste tipo, assim como da sociedade civil luxemburguesa.

Hinos foram tocados, com a “Portuguesa” a ser cantada em alto e bom som pelos nossos nacionais.

A organização do evento foi objecto de dois patrocínios da empresa de construção civil SOPINOR, do Sr. Orlando Pinto, e da companhia de distribuição de vinhos e produtos alimentares BEXEB, do Sr. Manuel Ferreira da Cunha.

Discurso do Embaixador de Portugal encontra-se no PDF anexo.

dia nacional 1

dia nacional 2

dia nacional 3

  • Partilhe