Como é do conhecimento geral, o desconfinamento gradual foi decidido pelo Governo luxemburguês, com efeitos a partir de 20 de Abril. Neste cenário, a Embaixada de Portugal, em estreita coordenação com o Consulado Geral, prevê que o inicio da normalização do funcionamento dos serviços consulares possa ter lugar a partir do próximo dia 4 de Maio.

Este processo obedecerá aos princípios gerais estabelecidos pela Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, sob orientação da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, estando sempre dependente a qualquer momento das circunstâncias e orientações das autoridades de saúde locai, nomeadamente as relativas à concentração de pessoas em serviços públicos, que determinarão as modalidades de atendimento consular presencial.

Tendo em mente que o confinamento ainda não terminou e que é essencial continuar a respeitar as suas regras, o Consulado Geral estará aberto para atendimento presencial das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, sendo apenas atendidas as marcações efectuadas para esse período (marcar-luxemburgo@mne.pt; Tel: 45 33 47) e, de preferência, os casos urgentes devidamente comprovados.

António Gamito

Embaixador de Portugal no Luxemburgo   

  • Partilhe